quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RECEITA: CHIMACÔCO – O Chimarrão de Coco Ralado

Essa é uma receita muito fácil de fazer e muito bem vinda naquelas noites frias com a galera ou até mesmo com a sua namorada ou namorado, vendo aquele filminho. Então prepare os ingredientes e aprenda a fazer um Chimacoco, o chimarrão de coco ralado.


A receita é muito fácil e vão poucos ingredientes (pra não falar dois), se você já é adepto a tomar um chimarrão ou tereré, vai ser moleza de preparar. Então vamos a receita.
Ingredientes
1 pacote de coco ralado
Leite (a quantidade varia de acordo com o quanto você vai tomar)
1 bomba de chimarrão
1 copo térmico (pode ser qualquer copo, mas aconselho um térmico para não queimar as mãos e manter a bebida quente por mais tempo)
Modo de fazer
Coloque a bomba no copo, em seguida despeje o coco ralado até um pouco mais que a metade, a quantidade vai variar de acordo com o tamanho do copo, só não encha até a boca, depois é só esquentar o leite, não precisa ferver, quando você achar que já está quente o suficiente é só tirar do fogo e derramar dentro do copo até cobrir o coco ralado e pronto, está feito o seu Chimacoco.
Agora é só ir completando com leite e tomar cuidado para não se queimar. Se quiser pode colocar um pouco de leite condensado também que fica uma delícia. 
PS: Se quiser pode usar a própria cuia de chimarrão ou tereré, mas não sei se vai ficar muito bom.
Também, para completar esse post, veja abaixo os benefícios do Côco:
Coco

Quando se fala em coco a primeira coisa que vem a cabeça é o coco-da-baía. No entanto, todos os tipos de palmeiras produzem coco. Nos trópicos, o coco é muito apreciado, tanto pelos turistas como pelos nativos. No Brasil, seus maiores cultivadores são: a Bahia, o Amazonas, Pernambuco, Maranhão e Piauí. O coqueiro gosta de clima quente e úmido. Sua altura pode chegar a 30 metros. Também existem variedades anãs, que não ultrapassam três metros. A casca do coco e relativamente fina e lisa. Por baixo, há uma espessa capa fibrosa que envolve uma camada muito dura, dentro da qual fica a semente, uma massa suculenta e de cor branca. Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. A massa pode ser consumida crua, em seu estado natural, ralada, ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários. Propriedades: O côco-da-baía é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas. A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico. São muitos os benefícios da água do coco.Por exemplo:
  • hidrata e amacia a pele
  • reduz o nível de colesterol
  • combate a verminose infantil
  • previne e auxilia no tratamento da artrite
  • controla a pressão arterial
  • combate a desidratação
  • repõe imediatamente a energia
  • evita vômitos e náuseas durante a gravidez
  • depura o sangue
  • é calmante natural
  • reduz a febre
  • trata de úlcera estomacal
  • combate a prisão de ventre
  • previne o enjôo causado pela maresia
Agora, “falando” sobre gramática, a solução de uma dúvida bem comum: Afinal, a palavra “COCO” tem ou não acento circunflexo? A resposta é não, não tem. Embora muita gente escreva CÔCO o certo é COCO.
Bom galera essa foi a dica de hoje para esquentar aqueles dias frios desse inverno. Então faça o seu Chimacôco e deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: Minha variação do famoso “frapê de coco”.











quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MISTURA ESPUMANTE ou MÁQUINA DE ESPUMA


Está aqui uma experiência muito legal e divertida para você fazer com seus filhos.
Você vai precisar de:
  • Água
  • 2 tubos de ensaio ou copo de formato similar
  • Sabão em pó
  • Colher de chá
  • Vinagre
  • 2 mexedores científicos (baquetas de vidro, mas, na falta desses, serve canudinhos de refrigerante ou palitinho chinês)
  • Bicarbonato de sódio
  • Óculos de proteção
Faça uma bagunça com essa máquina de espuma feita de vinagre, <br />bicarbonato de sódio e sabão em pó

Seus filhos vão adorar quando você disser que vão brincar de “Cientistas Malucos”! Vai ser uma festa só. Pronto para a bagunça? 
Segurança primeiro
  • Seus filhos devem usar óculos de proteção nesta atividade. Os óculos são só para evitar que a mistura - (que é efervescente mas não gera calor) – atinja os olhos,  pois senão irão arder. Nesse caso, basta lavar com água corrente. É como tirar sabão dos olhos quando lavamos a cabeça! 
  • Faça essa atividade em uma área coberta ou na pia.

RECEITINHA:

Passo 1:  Peça a seus filhos para colocar o óculos protetor e depois para colocar meia colher de chá de sabão em pó dentro do tubo de ensaio A  e encher um terço do tubo com vinagre. Mexer gentilmente.

Passo 2:
Peça a seus filhos para colocar 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio no segundo tubo de ensaio B e completar até 1/3 com água. Mexer gentilmente com o segundo misturador.

Passo 3: Em seguida, peça-lhes que coloquem o conteúdo do tubo B no tubo A e observem o que acontece. Eles vão ver a espuma sair para todos os lados.
A EXPLICAÇÃO:
O vinagre é um ácido e o bicarbonato de sódio é um alcalino produziram uma reação química: dióxido de carbono. O Dióxido de carbono é um gás, e, combinado com o sabão em pó, o dióxido produz a espuma que se esparrama para fora do tubo de ensaio.
É legal saber...
1) O bicarbonato de sódio é uma substância química que ocorre em todos os seres viventes. Ele ajuda a manter o pH do organismo em equilíbrio. A escala de pH nos diz se uma solução é ácida ou alcalina. Um pH 1 é muito ácido e um pH 6 é levemente ácido. Um pH de 7 é neutro; água destilada tem pH 7. Um pH 8 é levemente alcalino e um 14 é muito alcalino.

2) O Dióxido de carbono ajuda a apagar fogo, pois é um gás que “não queima”. Então, em breve vou ensinar como fazer um Extintor de Incêndio a base de Vinagre e Bicarbonato de Sódio.
Curtiu? Então dê uma nota de 1 a 5 aqui em baixo e indique este post!
Fonte: Livros de química.ENSINOFAZER-pq1













Usando a tecla PRINT SCREEN

Você sabe para que serve a tecla PRINT SCREEN que existe no teclado? 

Essa tecla tem uma utilidade muito importante, apesar de pouco conhecida. Sabe qual é? Ela serve para capturar telas do Windows. Quer saber como?
Agora mesmo, faça o seguinte:

1) Clique na tecla PRINT SCREEN.

2) Abra um texto em branco no Word (ou PAINT).
3) Tecle em COLAR (CTRL+V).
4) A tela ou imagem que está na tela do monitor, na sua frente, agora está colada no documento do Word. É uma figura.

NOTAS:

1) Se você segurar a tecla ALT e clicar em PRINT SCREEN, somente a janela que está ativa será copiada.

2) Ao invés de colar no Word, você pode colar em qualquer outro programa editor de imagens tais como: Photoshop, Fireworks, Printshop, etc.. Essa tecla PRINT SCREEN é muito utilizada por quem faz apostilas de manuais de programas, onde quer que apareça a tela do mesmo. Eu a uso muito para capturar figuras de e-mails, sites, ou de apresentações do Power Point. Quer aprender como fazer isso? Faça assim:


1) Quando a imagem da apresentação do Power Point estiver toda na tela do monitor, tecle PRINT SCREEN.

2) Toda a imagem da tela será copiada para a memória interna do Windows.
3) Abra seu editor de imagens, Paintbrush, MGI, Photoshop, etc.
4) Tecle CTRL+V para colá-la.
5) Você terá toda a tela capturada e colada.
6) Então, recorte a imagem que você quer, melhore as cores, edite, coloque efeitos, etc.
7) Salve-a com a extensão jpg se for uma fotos e gif se for desenho. Estas duas extensões salvam a imagem com tamanho reduzido em Kbytes. O tamanho ideal para as imagens em e-mails varia de 20 a 300 Kb. sucesso pra você!!!

Fonte: Tutomania





Postagem em destaque

Culinária: SORVETE FÁCIL!

       Olá! quero compartilhar com vocês compartilhando uma receita que aprendi com a minha mãe, quando eu ainda era bem criança (já faz te...