quarta-feira, 28 de julho de 2010

O CORRETO RODÍZIO DE PNEUS

Quando o assunto é segurança e economia com relação a carros de passeio, as vezes nos esquecemos dos pneus. E é sobre eles que agora ENSINO FAZER o rodízio de pneus de carros para uma melhor estabilidade e segurança.
Alguns defendem que os pneus mais novos devem ficar atrás e os mais usados devem ficar na frente. Outros já acham o contrário. Mas nesta discursão quem está certo? O vídeo abaixo mostra e comprova a forma correta de se fazer rodízio de pneus de carro.
Após assistirmos o vídeo concluímos que os pneus mais novos devem ficar nas rodas traseiras e os mais usados devem ficar nas rodas da dianteiras.
image
A ilustração acima também serve de referência na hora do rodízio. Dessa forma conclui-se que o carro irá gastar os pneus de forma igual.
Créditos: Programa Band Motor.


Massa de Pizza Caseira

Eu sou assim: quando gosto muito de uma coisa quero logo saber como fazê-la. Bom, eu gosto de pizza, então...
Entre outras receitas que conheço (inclusive uma massa a base de cerveja), essa aqui é em simples e saborosa. Experimente.
 
Você vai necessitar basicamente de:
- 1kg de Farinha de Trigo;
- 20g de Sal;
- 5g de Açucar;
- 25g de Fermento;
- 40g de Manteiga;
- 600ml de Água filtrada(de preferência água sem cloro);
- 250ml de Molho de Tomate;
- Orégano a gosto.
Como Fazer?
a) Em um recipiente, misture odos o pós, ou seja, a farinha e o sal, além do fermento.
b) Junte a manteiga, a água, misturando com os demais ingredientes. MACETE: Junte a água aos poucos até “dar a liga”. As vezes não é necessário se usar toda a água a qual pede a receita. Adicione-a e sove a massa até que ela se desprenda de suas mãos.
c) Divida a massa em 4 partes, estique-as e ponha nas formas de pizza (preferencialmente untadas com óleo).
e) Agora basta cobrir cada uma com um plástico filme (ou um pano de pratos limpo) e esperar crescer (uns 20 a 30 minutos, dependendo se o tempo estiver frio, seco, úmido, etc…).

f) Despeje molho de tomates e polvilhe o orégano na massa e leve ao forno a 200ºC assando por 10 uns minutos. 
Pronto! Agora você tem 4 “discos” de uma deliciosa massa de pizza caseira pré cozida, pronta para receberem os recheios que você inventar.

Bom Apetite!
Gostou? Deixe o seu comentário aqui! Em breve, ENSINO FAZER mais receitas culinárias.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Aprenda a fazer Sabão com óleo de comida usado


Olá. Você sabia que dá para aproveitar todo o óleo de fritura que a gente joga fora? Sim, isso mesmo. O óleo usado das frituras que fazemos, quando estiver velho pode ser usado para fazer um excelente Sabão de uso geral.
O porquê você deve pensar em fazer esse sabão? Bom, posso enumerar “n” motivos, mas sem dúvida, os principais são para economizarmos na conta do supermercado, que não continuemos a contaminar as águas. Sabia que apenas 1 gota de óleo que cai no rio (através do ralo do esgoto onde você o joga), pode contaminar mais de 1.000 litros de águá? Isso mesmo, mais de mil litros de água. O pior é que o acúmulo de gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Olha que irresponsabilidade é jogar óleo usado no ralo da cozinha ou na privada.
Fazer sabão em casa é como cozinhar. Com a prática, seguindo a mesma receita, o sabão vai ficando melhor. A proporção pode ser mantida para fazer mais ou menos sabão, de acordo com a quantidade de óleo usado disponível. Quanto mais o sabão curtir, melhor ele fica. É recomendado usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura, pois a soda cáustica pode causar queimaduras na pele.
Então, para que você não se sinta culpado de ser um agente poluidor das águas e um destruidor de encanamentos, veja as receitas abaixo e comece você também a fazer a sua parte para preservar as águas e o meio ambiente. Passe essa receita para os seus amigos!


LEMBRE-SE: Se você tiver menos de 18 anos, não se esqueça de chamar um adulto para lhe auxiliar, porquê alguns componentes requerem cuidados para serem manuseados, certo? Mãos à obra!

Receita 1:

- 5 litros de óleo de cozinha usado;
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2: com aroma
- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
*Todo os créditos das receitas para nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães
SUGESTÃO: Você também pode ganhar dinheiro com essa dica. Basta você percorrer a sua vizinhança pedindo para que eles guardem o óleo usado (em uma garrafa PET de 2 litros) que você passa recolher uma vez por semana, ou ainda fazer parcerias com pastelarias e pessoas que fazem salgadinhos para vender. Você pode fazer o sabão e ainda vender aos vizinhos por um preço muito legal. Boa sorte!







Postagem em destaque

Culinária: SORVETE FÁCIL!

       Olá! quero compartilhar com vocês compartilhando uma receita que aprendi com a minha mãe, quando eu ainda era bem criança (já faz te...